5 Passos para criar um blog (ou a resposta para tantos projetos que você quer tornar realidade)

criar um blog

Muitas pessoas já me perguntaram como criar um blog. Mas há alguns dias recebi um e-mail que me emocionou:

Um homem de 54 anos me pediu gentilmente orientação para criar seu próprio blog.

Para José Miranda e todas as pessoas que querem começar com o seu blog, aqui estão os meus 5 passos para criar um blog.

criar um blog

5 passos para criar um blog

1. Determine um tema (Nicho)

Se você quer criar um blog é porque você quer comunicar algo (ou muitas coisas). Mas mesmo que você tenha varias ideias bonitas em mente, você sabe que nenhuma delas vale a pena até você colocá-las no papel.

É por isso que o primeiro desafio é pegar um lápis e papel e começar a definir qual será o tema principal do seu blog.

O curso Mini Site Ninja pode te ajudar a escolher um nicho que seja interessante e rentável para o seu novo blog.

Você pode escolher entre vários assuntos para falar em seu blog: Poesia, Finanças, Culinária, Tecnologia, Moda, Política, Fotografia, Cinema, Humor, Literatura, etc.

Também pode ser um tópico muito específico dentro de outro. Por exemplo, em vez de ter um blog de culinária, você tem um especificamente sobre doces, ou mais especificamente, um blog sobre alfajores.

2. Decomponha este tema em várias seções

Depois de ter determinado o tema macro do seu blog (provavelmente o que você está apaixonada), é hora de se organizar. E como qualquer grande tarefa a ser executada, é preciso começar dividindo-a em várias partes. O que chamamos no mundo blogues de Categorias. Aqui estão os exemplos.

Um blog de moda poderia ter quatro categorias: Sapatos, Acessórios, Outifts , Beleza. Um sobre Tecnologia poderia ser dividido em: AplicativosSmartphones, Computadores, Softwares.

3. Acumular conteúdo

Antes de lançar seu blog, é importante que você já tenha publicado pelo menos cinco artigos escritos

Isso pode até ser o primeiro passo de todos. Porque começando escrever diretamente o conteúdo, você será capaz de definir qual é o tema principal do seu blog, e tendo vários textos escritos, você terá uma visão melhor para categorizá-los.

4. Escolha um meio (qualquer)

Muitas pessoas me dizem que gostariam de criar um blog, mas que “eles não se dão bem com a tecnologia”. Referindo-se ao fato de que eles têm dificuldade em aprender uma nova ferramenta (como WordPress ou Blogspot). No entanto, eles gerenciam Facebook ou Instagram perfeitamente. Eu sempre respondo que a ferramenta é o mínimo e que o conteúdo é rei.

Se este for o seu caso, recomendo que você use a ferramenta que você conhece e comece a compartilhar seu conteúdo por meio de qualquer coisa. Pode ser no Facebook, Instagram, Youtube ou até no Whatsapp. Qualquer meio que você pode conectar pessoas com o que você deseja comunicar.

O importante é que você leve a sério, seja constante e encoraje-se a continuar melhorando. Se você fizer bem as tarefas, naturalmente tenderá a migrar para uma plataforma que ofereça melhores ferramentas, e seu desejo de melhorar o encorajará a aprender.

5. Seja consistente

Se o conteúdo é rei, a constância seria algo como o primeiro-ministro. Seja consistente, aceite isso como um trabalho e uma responsabilidade é crucial para manter seu blog vivo.

Alguns indicam a ideal para postar em um blog (uma vez por dia, uma semana, etc.). Eu sugiro que você defina alguma meta de publicação. Pode ser uma vez por semana, mês ou ano também.

Essas foram as 5 dicas que deu para o meu leitor que precisava de ajudar para criar seu primeiro blog. Espero que ele tenha e vocês tenha gostado das sugestões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *