7 Hábitos para incentivar a criatividade

criatividade

Como incentivar a criatividade? Parece que os artistas conseguem isso e mais ninguém. Mas a verdade é que, seja qual for a área em que você trabalha, a criatividade é sempre bem-vinda.

Todos nascemos com uma capacidade criativa, apenas com o passar do tempo e dependendo das circunstâncias de cada um é estimulado ou não. Então, como incentivar a criatividade?

criatividade

Aqui estão algumas dicas para incentivar a criatividade

1. Promover novas experiências

Parte do nosso cérebro busca conforto, segurança, é por isso que ele tende a fazer coisas que já sabe, o que a longo prazo estagna e gera estresse toda vez que você tem que enfrentar algo novo. Portanto, manter seu cérebro acostumado a aceitar novos desafios pode fazer com que você se sinta à vontade com o novo.

Não estou falando de saltar de pára-quedas ou escalar o Everest. Com apenas pequenas ações todos os dias já soma. Por exemplo: Se você for convidado para uma reunião de amigos, não converse a noite toda apenas com aqueles que você já conhece, aproveite a oportunidade para conversar com novas pessoas.

Escolha uma comida que você nunca experimentou, leia livros ou assista filmes que você não escolheria, ouça e dance músicas que você não conhecia e use cores que você acha que não combine com você.

Abri sua mente!

Quer uma ajuda para melhorar sua memória? Conheça o ActionPro, suplemento para memória

2. Tome nota de tudo

As idéias não pedem permissão para entrar, mas quando chegam, elas saem. Se você não as escreveu, mesmo que pense que tem em mente, elas nunca são tão claras quanto quando você faz anotações.

Além disso, a magia de tomar notas é que quando você começa a sua mente não pára e eles estão gerando mais e mais idéias (muitos deles muito bobas, mas ei, é parte do show ). Mantenha um caderno e lápis com você em todos os lugares. Também pode ser o notebook ou seu celular, mas escrever à mão tem seu charme.

3. Voltei para a mesa analógica

E falando de encantos. Mesmo que você trabalhe o dia todo na frente de um computador, com o telefone ao seu lado, talvez seja bom ter também um canto analógico. Eu sei que você pode fazer um mapa conceitual no computador ir e montar as suas ideias, mas também se acostume a trabalhar com um quadro branco, marcadores, folhas brancas, lápis, legos, recortes de revistas e muito mais.

4. Atividades repetitivas

Tal como acontece com o conselho anterior, você incentiva sua mente a apresentar novas ideias, às vezes é bom deixar isso de lado. Você não pode meditar? Tente fazer alguma atividade repetitiva, sem pensar: Bordados, tricô, pintura, lavar talheres são atividades que dão uma pausa ao seu cérebro.

5. Tarefas não relacionadas ao que você faz

Para viver novas experiências todos os dias, você pode adicionar algo maior e fazer atividades completamente não relacionadas à sua área. Você trabalha com números o dia todo? Tente fazer um curso de desenho. Você trabalha em algo artístico? Tente desafiar sua parte lógica através de palavras cruzadas ou enigmas.

6. Procure criticar seu trabalho

Tire seu ego da sua zona de conforto e constantemente procure criticar seu trabalho. Acostume-se a receber julgamentos por aquilo que você faz, mas não deixe que isso o confunda ou desencoraje. O importante é pegar o que é valioso e descartar o que é inútil. Aqui só você tem a última palavra. Desta forma, você será capaz de polir suas idéias, fortalecer suas convicções e criar algo realmente genuíno.

7. Mantenha a curiosidade

Peça, pergunte, pergunte. Google, google, google. Décadas atrás, nem nos atrevíamos a sonhar com um dispositivo que tivesse tantas respostas. Não deixe que nenhum questionamento maluco aconteça com você, nenhum deles será inútil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *