Como se preparar para concurso público

Como se preparar para concurso público

Os concursos públicos possuem um espaço todo especial no imaginário do brasileiro médio, você já deve ter recebido aquele conselho todo preocupado de sua mãe a respeito do seu futuro, todo e qualquer anuncio de jornal é um bom motivo para iniciar aquelas conversas bem familiares sobre a sua ocupação.

Uma vez escolhido o concurso pelo qual você dedicará horas a fio do seu esforço intelectual, você precisará seguir alguns passos fundamentais para alcançar um desempenho de excelência e atingir os seus objetivos, vamos conhecer?

Como se preparar para concurso público

#Passo1:

Estudar de três a quatro horas diárias: é o indicado para os estudantes de qualquer disciplina. Segundo o estudo do professor emérito da USP Perluiggi Piazi, criar o hábito de estudar de três a quatro horas é o máximo que o nosso cérebro consegue absorver com êxito. Não caia na lenda dos Concurseiros (que nunca foram aprovados) e que sempre pregam por aí que o ideal é estudar de 10 a 12 horas diárias, não, isso é irreal, desumano e não muito eficaz.

#Passo2:

Método Pomodoro: Uma técnica muito simples que foi desenvolvida por Francesco Cirilo no final dos anos 80, ela consiste em criar intervalos de descanso dentro de um tempo planejado de estudos, ex: Para cada uma hora de estudo você cria um pomodoro/descanso de 15 minutos, a cada duas horas, o pomodoro pode aumentar de 25 para 30 minutos. É sem dúvidas um método muito eficiente e fácil de ser aplicado.

#Passo3:

Um programa de estudos: Seguindo o passo dois com o método pomodoro, a sua missão agora é organizar os seus estudos de acordo com as matérias do concurso. Crie um cronograma semanal, ex: Segunda você estuda juros simples e composto, na terça direito tributário, quarta-feira conhecimentos gerais sobre o INSS e por aí vai…

#passo4:

Motivação: Ignore as palavras negativas de outros concurseiros, mantenha o foco no seu programa de estudos e não faça alterações desnecessárias, não dê importância para discursos derrotistas e nem se deixe iludir por esforços muitas vezes desnecessários e ineficazes dos seus concorrentes. Ex: Estudar três anos antes do concurso acontecer com um programa de estudos irreal, siga o seu ritmo de assimilação e as suas chances serão consideráveis.

#passo5:

Repouso: O nosso corpo necessita de repouso, ainda mais quando realizamos mais de uma atividade no dia, muitos concurseiros trabalham durante o dia e só possuem os horários noturnos para estudar, recomendamos oito horas de sono diárias e uma alimentação balanceada para manter a mente focada.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. Deixem as suas dúvidas e sugestões em nossos comentários, teremos o prazer em responde-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *