Menopausa e seus beneficos

Menopausa

Toda mulher, em uma certa idade, passa pela famosa menopausa. Entretanto, será que essa fase possui somente atributos ruins? Aqui, vamos analisar como a menopausa pode ser uma fase benéfica para a mulher.

Ao chegar na menopausa, a mulher precisa estar em uma idade maia avançada. Não existe uma idade especifica que o período acontece. Depende de cada mulher e de seu organismo.

Acontece que o organismo passa a produzir menos quantidade de hormônios ou até mesmo desregulá-los, fazendo com que as mulheres percebam várias sensações ao mesmo tempo.

A principal característica da menopausa é que a mulher passa a produzir uma mínima quantidade de óvulos, não as deixando mais propícia a procriar, ou seja, não sendo mais apta para reprodução.  Assim, nesse espaço de tempo, estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios.

Menopausa

Período climatério

Para entendermos melhor como se inicia o período menopausa, temos que observar o período climatério.

O climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pré-menopausa. A diminuição das funções ovariana iniciam nessa fase, além de começarem a cessar, por completo, os ciclos menstruais.

Não podemos falar, especificamente, qual a idade exata para a menopausa. Como dito, há uma variação de mulher para mulher. Normalmente, procede entre os 45 e 55 anos.  O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.

Desde o período climatério, a mulher já inicia alguns desconfortos físicos. Com isso, é imprescindível que ela já procure ajuda profissional para evitar problemas hormonais futuros.

É de grande importância o acompanhamento médico desde o climatério, uma vez que ao entrar na menopausa, ocorre transformações no organismo feminino que aumentam a possibilidade de aparecimento e agravamento de doenças, por exemplo.

Então, se acompanhado de um médico, tais problemas podem ser tratados ou até mesmo evitado.

Principais sintomas

Período climatério

  • Menstruação irregular
  • Insônia
  • Ondas de calor repentinas com sudoreses
  • Falta de paciência
  • Formigamentos
  • Ansiedade
  • Tristeza com choro fácil

Menopausa

  • Menstruação quase nula
  • Diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona
  • Fortes ondas de calor
  • Aumento de suor, principalmente a noite
  • Tristeza seguida de depressão
  • Secura vaginal e falta de desejo sexual
  • Ansiedade
  • Constantes variações de humor

Os desconfortos existem, porém é possível viver em harmonia com a menopausa. O ideal é a mulher encarar a fase de um modo agradável e, claro, sempre acompanhada por um profissional.

Existem diversos tratamentos para a menopausa. É importante lembrar que um tratamento pode ser diferente do outro. É preciso ir ao médico que através de exames, ele conhecerá seu organismo para confirmar qual tratamento ideal para cada situação.

Evitar doenças e ter uma vida saudável é fundamental para qualquer corpo, principalmente para as mulheres na menopausa. Com isso, ela poderá viver essa fase tranquilamente, sem nenhuma incomodo, desanimo ou inquietações.

Por razão disso, podemos dizer que existem vantagens e privilégios para as mulheres nessa fase. Apenas é preciso conhecer e praticar todos esses benefícios!

Menopausa e seus benefícios

Mesmo adquirindo vários desconfortos na menopausa, há uma grande possibilidade de viver bem e de bem com a vida!

Veja alguns benefícios e pensamentos que rege a favor da menopausa:

  • Diminuição do hormônio estrogênio: Com a diminuição do estrogênio, juntamente com a maturidade de cada mulher, elas podem alcançar o autocontrole, clareza de pensamentos e determinação.
  • Liberdade de cuidar de si: Normalmente, nessa fase, a mulher está com os filhos crescidos, não possuindo tanta responsabilidade.  Então, os cuidados e pensamentos são voltados somente para ela.
  • Atividades físicas: Praticar atividades física é um ponto fundamental para toda mulher. Como o tempo se torna seu aliado, ela pode se dedicar mais aos exercícios. Assim, prevenindo de muitas doenças, diminuindo os sintomas indesejáveis e precavendo seu bem-estar.

Além disso, a atividade física fortalece os músculos e ossos que reduz o risco de fraturas. Para uma mulher com a idade mais avançada, a precaução com os ossos devem ser analisados seriamente, para evitar tais fraturas.

É importante salientar que com a idade mais avançada, o metabolismo diminui. A perder quilos e absorção dos nutrientes se torna mais difícil. Por isso, é recomendado alcançar os cuidados desde o início do climatério.

Por essa razão, comprar roupas de ginasticas e um par de tênis para encarar os exercícios é um dos mais importantes segredos para se viver bem nessa fase.

  • Crescimento pessoal e mental: A junção do tratamento hormonal com as atividades físicas, a mulher consegue se equilibrar. Seu crescimento pessoal e mental são melhorados e amadurecidos, podendo evitar, até mesmo, a depressão.

Além disso, dormir em média de 6 a 8 horas por dia e exercitar o cérebro com um bom livro, ajuda nas atividades mentais, diminuindo o riscos, também, de cansaço e perda de memorias.

  • Autoestima: Com sua vaidade aflorada, a mulher cuida mais da sua beleza. Se divertem com amigas da mesma idade, fazem compras de seu interesse, viagens de sua preferência, entre outros motivos que fazem sua autoestima se elevar, sem mesmo ela perceber.
  • Atividade sexual: A mulher na menopausa também dispõe de atividade sexual livre de riscos de gravidez. Vivenciam o sexo mais libertador e prazeroso, além do alívio por não terem mais que lidar com a menstruação.

É bom lembrar, que o tratamento ajuda a mulher a não diminuir seu libido, a fim de não desinteressar do sexo.

Por fim, mulheres na menopausa que cuidam de seu corpo e sua mente aspiram melhor sua vida, sua casa, e tudo que há ao redor. O tempo são delas, somente delas! Se beneficiam apenas para seu bel prazer e de quem importa a elas.

Os benefícios podem ser muitos. Porém nada importa se o tratamento com o médico não for feito de forma adequada, ou se a mulher não se exercer. É preciso essa junção para que os benefícios sejam associados ao próprio bem-estar das mulheres.

Assim, a mulher facilita na boa vivencia, na fase conhecida culturalmente como o pior período da vida de uma mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *