10 Acentos que não podem faltar!

acentuação

Acentos sempre são importantes, mas nem sempre nos lembramos disso, quem conversa muito nas redes sociais acaba desenvolvendo a mania de abreviar as palavras e não colocar acentuação correta, porém esta mania atrapalha muito o entendimento do que está sendo dito. 

Quando escrevemos um texto é necessário ter em mente que o receptor deve entender o que é escrito, colocamos ponto e vírgula, com o objetivo de fazer entender textos que escrevemos para escola ou cartas [Veja, postagem do Blog Por Que Será Curiosidades], ao conversar em salas de bate papo da internet esquecemos das regras gramaticais isto acontece por causa da rapidez em que a informação é transmitida, em uma sala de bate papo ou chat podemos dizer que a informação tem que ser instantânea. 

Porém, é sempre importante que o receptor escreva corretamente para que possa ser entendido, a falta de acento em alguma palavra pode levar ao mal entendimento do que foi dito, um acento muito importante que muitas vezes percebo que não é utilizado é o camelô, quando refere-se a ambulante, imagine que a palavra camelo sem o acento refere-se a um animal, é claro que são contextos diferentes, mas prefira usar o acento sempre que for uma regra para não errar. 

Separamos neste artigo 10 palavras que recebem acentos importantes e podem ser confundidas com outras quando o acento não é utilizado.

  1. Pai e País: A palavra país refere-se à nacionalidade sem o acento a palavra ganha novo sentido o de genitor de alguém. 
  2. Forro e Forró: Forro é um tecido utilizado para forrar, já a palavra Forró com acento refere-se a um tipo de música típico do Nordeste. 
  3. Sábia e Sabiá: Sábia é uma qualidade ou adjetivo de alguém que possui sabedoria, neste sentido o acento deve ser utilizado no lugar correto, primeira sílaba. Sabiá é um pássaro brasileiro conhecido por sua beleza e canto majestoso. 
  4. Carne e Carnê: Apenas a palavra Carnê recebe acentuação, é um substantivo comum refere-se a documento que contém prestações de diversas natureza, os carnês mais conhecidos no Brasil são de lojas de eletrodomésticos. Carne sem o acento é uma proteína animal, alimento pode ser carne branca ou vermelha, ou designar proteína da soja quando dito carne de soja. 
  5. Maio e Maiô: O mês de “maio” não tem acento, recebe acento a peça do vestuário utilizada para tomar banho de mar ou piscina “maiô”.
  6. Baba e Babá: Babá com acento é utilizado para designar a função de cuidar de crianças pequenas, baba sem acento pode se referir a produto das glândulas salivares, ou doce “baba de moça”. 
  7. Esta e Está: Esta é um pronome demonstrativo. Exemplo: Esta é sua carteira? / Está com acento é uma conjugação verbal. Exemplo: está aqui sua carteira.  
  8. Avos e Avós: Avos são os números de uma fração, avós com acento refere-se ao grau de parentesco. 
  9. Mas ou Más: Mas é uma conjugação adversativa e equivale a porém, Más é refere-se ao plural do adjetivo má bruxa má ou bruxa más, más com acento são pessoas ruins. 
  10. Manga e Mangá: Mangá é um tipo de anime japonês a palavra entrou recentemente para a língua portuguesa e recebe acento, Manga é uma fruta típica do clima tropical e muito popular no Brasil.

Deixe uma resposta