Conheça os Sintomas da Depressão em Idosos

sintomas-depressao-idosos

Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, a depressão acomete 11% dos idosos entre 60 e 64 anos. Por isso é fundamental que a família sempre esteja atenta aos sintomas e procure por um especialista. 

As causas do desenvolvimento da doença podem estar ligadas diretamente à fase de envelhecimento, já que nela é comum que patologias comecem a se manifestar e atrapalhe o envolvimento social. 

Sintomas de depressão em idosos

Diferente do grupo mais jovem, o diagnóstico em idosos pode ser mais complicado, vendo que em muitos casos o problema começa a se manifestar não pelos sentimentos, mas sim por meio de dores, limitações físicas, dificuldades para comer, insônia e problemas de memória. 

O não tratamento da depressão pode causar problemas mais graves à saúde do paciente, por isso é essencial que aos primeiros sintomas um profissional seja consultado. 

Diferenças entre depressão e tristeza

A doença muitas vezes acaba sendo confundida com a tristeza, pois os sintomas são parecidos, mas na prática, as duas são completamente diferentes. 

A tristeza é um estado emocional passageiro e completamente normal, que é vivenciado por todos nós durante a vida. Já a depressão se trata de um quadro clínico grave, que quando não tratado pode afetar seriamente a integridade física do paciente. 

Por isso, nenhuma alteração no comportamento habitual da pessoa deve ser considerado algo normal. Essa atitude pode atrasar a busca por um especialista e consequentemente o tratamento da doença. 

O diagnóstico é algo essencial, e o tratamento precoce pode gerar resultados mais efetivos. 

Como isso afeta a vida do paciente? 

A patologia interfere diretamente na qualidade de vida do paciente. A tristeza, ou manifestações da doença na parte física, acaba impedindo que o paciente realize atividades do dia a dia, incluindo as atividades físicas, necessárias para um envelhecimento saudável.

A falta de apetite também pode ser um grande problema enfrentado durante a depressão, pois a falta de nutrientes pode agravar o quadro clínico do idoso. 

Tratamento da depressão em idosos

A depressão pode ser estabilizada com o constante contato social. Isso pode ser realizado por meio de atividades físicas, manuais ou qualquer outra coisa que deixe o paciente satisfeito e feliz, já que o isolamento da idade pode ser uma das causas da doença. 

As terapias biológicas, fazem o uso desses métodos, vendo que misturam o uso de medicamentos e intervenções psicossociais com diversas atividades, incluindo as físicas, cognitivas e sociais. 

Lar para idosos

Levar o paciente para um lar para idosos pode ser uma ótima opção, já que lá é possível encontrar uma equipe multidisciplinar para oferecer toda a assistência necessária. Além disso é possível reinserir o idoso com depressão no meio social. 

Na maioria desses também é oferecido intervenções, que são essenciais para todos os idosos, já que servem de tratamento ou prevenção para a patologia.

Deixe uma resposta