10 Dicas Para Evitar Entupimentos em Casa

evitar-entupimentos

Você se orgulha de manter sua casa em bom estado, arrumada, limpa… e a última coisa que você quer é chamar um encanador ou uma desentupidora se você tiver uma obstrução para cuidar, não é verdade?

Por isso, basta seguir as dicas deste artigo para evitar obstruções e você conseguirá manter seus canos e ralos fluindo livremente, tudo por conta própria. Veja!

Dica 1

Não despeje óleo ou gordura no ralo da sua pia. Nesse caso, coloque o óleo/gordura em um recipiente ou uma garrafa a parte e, em seguida, jogue-a no lixo. Isso porque, caso não seja feito, essas substâncias poderão grudar no interior dos canos e assim gerar uma pia entupida.

Dica 2

Mesmo que você não tenha um triturador de lixo, não deixe que restos de comida desçam pelo ralo. Uma boa alternativa é utilizar um filtro de drenagem para manter a comida fora da sua pia de cozinha, sem causar possíveis entupimentos.

Dica 3

Comece a utilizar grades/telas de drenagem em todos os seus ralos. Esses itens se encaixam sobre as aberturas para ajudar a impedir que alimentos, cabelos, sabão e outros detritos entrem no seu ralo e causem obstruções.

Dica 4

Reúna qualquer cabelo solto no meio do banho. Ao passar as mãos pelo cabelo molhado, coloque os fios de cabelo que acabam nas mãos na parede ou na borda do chuveiro. Isso é melhor do que deixá-los seguir pelo ralo. Quando sair do chuveiro ou da banheira, limpe esses cabelos com as mãos ou uma toalha de papel e jogue-os no lixo. 

Dica 5

Mantenha sempre uma garrafa de vinagre no banheiro. Junto com seus muitos usos ao redor da casa, o vinagre é uma maneira simples e barata de manter seus ralos desobstruídos. 

Para isso, despeje meia garrafa de vinagre no ralo a cada 3 meses. O segredo é deixá-lo “descansar” por cerca de dez minutos (o ácido removerá qualquer obstrução que esteja se formando) e, em seguida, lave com água quente.

Dica 6

Ensine as crianças sobre a maneira correta de cuidar de um banheiro. Embora isso seja mais fácil durante o dia a dia, você ainda pode ensinar às crianças mais velhas o que pode e o que não pode ser lavado, como monitorar o uso de papel higiênico para prevenir obstruções e a maneira correta de limpar um banheiro. 

Estas são habilidades de vida que definitivamente virão a calhar quando eles se mudarem para seus próprios apartamentos ou casas um dia.

Dica 7

Depois do jantar, passe água quente pelo ralo para evitar o acúmulo de gordura e detritos. Uma vez a cada poucos dias, para evitar o acúmulo de seus tubos, coloque primeiro meia xícara de bicarbonato de sódio, seguido por meia xícara de vinagre, e depois lave com água fervente.

Dica 8

Não despeje diluente ou tinta em seus seus ralos.

Dica 9

Use uma luva, escova de pegar o cabelo ou até mesmo um fio dobrado para retirar com cuidado o cabelo ou qualquer outro item pequeno, como tampas de pasta de dente ou cotonetes que possam ter caído no ralo da pia.

Dica 10

Ter seu sistema de encanamento em casa regularmente inspecionado por profissionais é essencial. 

Portanto, como medida preventiva, uma vez a cada seis meses, ou uma vez por ano, chame uma desentupidora ou um técnico de encanamento para inspecionar as linhas de drenagem da sua casa para avaliar e resolver quaisquer problemas de acúmulos que podem levar a um entupimento.

Deixe uma resposta