Dicas Para Melhorar e Manter a Eficiência do Trocador de Calor

Dicas Para Melhorar e Manter a Eficiência do Trocador de Calor

Dicas Para Melhorar e Manter a Eficiência do Trocador de Calor

Dado o foco cada vez maior na melhoria do desempenho dos trocadores de calor e na maximização da eficiência energética, as indústrias intensivas em energia buscam diversas maneiras para atingir esses e outros objetivos, reduzindo o uso de materiais, assim como os custos sempre que possível.

Dessa forma, aqui estão algumas práticas comprovadas da indústria para aumentar o desempenho do trocador e também manter a eficiência do processo, veja!

Manutenção

O melhor jeito de aumentar a eficiência e ampliar a produção do trocador é elaborar e aplicar um bom plano de correção que impeça problemas, tais como incrustações, bloqueios e vazão no trocador.

A falta de manutenção de tempos em tempos está sujeita a atingir diretamente a capacidade e o bom funcionamento do trocador, levando assim a uma contaminação cruzada de fluidos, problemas de corrosão, despesas potencialmente mais altas com energia e uma troca de calor reduzida.

Por isso, pode-se afirmar com segurança que todos os impasses referentes ao desempenho de um trocador podem ser poupados facilmente através de uma de um bom plano de manutenção adequado.

Limpeza periódica

A limpeza periódica no local é a técnica mais eficaz para eliminar toda a sujeira e detritos que diminuem a eficiência do trocador ao longo do tempo.

Essa abordagem requer a drenagem de ambos os lados, seguida por seu isolamento do fluido do sistema. A água deve ser lavada de ambos os lados até que fique completamente clara. 

Para obter melhores resultados, a descarga deve ser realizada na direção oposta das operações regulares. 

Feito isso, é hora de passar um agente de limpeza usando um tanque de solução e uma bomba circular, garantindo que o agente seja compatível com as juntas e placas. 

Finalmente, o sistema deve ser lavado com água novamente até que o fluxo de descarga fique limpo.

Motivo de incrustação: minimize-o

A produtividade do trocador é grandemente atingida por causa da velocidade operacional do fluido, portanto, recomenda-se que seja aumentada periodicamente a chamada taxa de fluxo.

A elevação da turbulência trabalha para retardar as vertentes de depósitos que se formam no interior das tubagens que são responsáveis por impedir o curso de fluidos e também afetar o desempenho do trocador.

No entanto, a frequência e a duração da limpeza periódica, bem como da manutenção preventiva, variam de acordo com as tendências do meio e a rapidez (ou não) dos fluidos a serem gerados.

Limpeza Online e Offline

A limpeza online pode ser usada como uma abordagem autônoma ou em conjunto com o tratamento químico para evitar qualquer redução na performance do trocador e prolongar a vida útil do tubo. 

Outra técnica de limpeza eficaz que melhora eficientemente a eficiência do trocador e reduz as despesas operacionais é a limpeza offline. 

Essa técnica emprega um equipamento semelhante a uma bala que é colocado em cada tubo e empurrado para baixo usando alta pressão de ar. 

Outros métodos de limpeza offline comumente usados ​​incluem limpeza química e hidrojateamento.

Quando usados ​​periodicamente, ambos os métodos restauram o trocador à sua eficiência ideal antes que a descamação e a incrustação comecem a “rastejar” lentamente e afetam negativamente a eficiência do trocador.

Analisando e solucionando problemas na eficiência do trocador

Os problemas de eficiência do trocador nem sempre podem ser evidentes na forma de vazamentos, incrustações ou bloqueios. 

Certos problemas são pequenos, mas se não forem verificados, são capazes de causar danos irreparáveis ​​a equipamentos caros, gerando paradas inesperadas e reparos de emergência. 

Os dados do processo documentado sobre a manutenção de trocadores de calor oferecem informações valiosas sobre vários fatores importantes, incluindo vazão, pressão e temperatura de entrada e saída de canal. 

Esses dados servem para sinalizar possíveis problemas que podem se tornar incontroláveis ​​se não forem resolvidos a tempo.

Energia é igual a dinheiro e, se não estiver sendo usado da melhor maneira, é dinheiro que você está perdendo a cada minuto. Portanto, siga estas dicas para melhorar a eficiência do seu trocador de calor e economizar combustível em praticamente qualquer aplicação.

Deixe uma resposta